Treinamento Álcool e Saúde da Mulher: Estratégias de Diagnóstico e Intervenções Breves

 O treinamento intitulado “Álcool e Saúde da Mulher: Estratégias de Diagnóstico e Intervenções Breves” aborda os riscos para a saúde materna e fetal associados ao uso de álcool durante a gestação e as estratégias de intervenção. Esta modalidade foi adaptada aos Programas de Saúde Integral da Mulher,  um importante grupo-alvo para nossas ações preventivas.

Desta forma, os conteúdos abordados são: prevalência do uso de álcool em mulheres e gestantes, aplicação dos instrumentos de rastreamento para o uso de álcool (AUDIT e T-ACE), riscos do uso de álcool, Síndrome Fetal do Álcool e problemas de desenvolvimento nos filhos de mães com abuso e uso de álcool durante a gestação, características psicológicas e biológicas da mulher em idade adulta e gestante e estratégias de diagnóstico e intervenções breves em mulheres e gestantes.

O público alvo do treinamento são profissionais de saúde de níveis médio e superior que já tenham participado do treinamento do PAI/PAD, módulos I e II sobre Estratégias de Intervenções Breves. O treinamento é presencial, com carga horária de 8 horas, divididas em duas aulas de 4 horas de duração cada.