Ensino

ATENÇÃO: Devido à suspensão dos recursos do convênio com a SES-SP não será possível realizar os treinamentos gratuitos aos municípios da DRS-XIII, previstos no convênio (Nota de 20/08/2015).

Os municípios e instituições, e demais interessados, que desejarem nossos treinamentos, materiais ou outras formas de apoio para formação e educação, deverão entrar em contato direto conosco (ver/clicar o link: Fale conosco).

 

MODALIDADES DE TREINAMENTO

O PAI-PAD tem oferecido capacitação na área de saúde mental & álcool e drogas, para estudantes e profissionais da área da saúde, desde 1999, com forte ênfase na capacitação de profissionais da rede pública atuando na atenção primária, saúde da família e gestores dessas áreas.

O PAI-PAD passou a ter uma forte atuação na capacitação na área da saúde, a partir do projeto PAI-PAD/OMS, em conjunto com a Organização Mundial da Saúde, para a disseminação e implementação de estratégias de intervenções breves (EDIBs). Igualmente, através de sua colaboração com a UNODC, passou a integrar a rede TREATNET e oferecer seus módulos de treinamento para capacitação profissional para o tratamento de pacientes dependentes de álcool e outras drogas.

Temos participado em programas de capacitação em diferentes regiões do país. Através de convênio com o Ministério da Saúde desenvolvemos capacitações em Londrina, PR, e Uberaba, MG. Através de recursos FAPESP, desenvolvemos capacitações para os municípios da Região Administrativa de Taubaté, SP. Através de recursos da SENAD colaboramos nas capacitações desenvolvidas pelos Centros de Referência em Álcool e Drogas da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), em Cuiabá, e da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), em Ilhéus, BA.

Participamos ainda em treinamentos e oficinas destinadas a implantação de EDIBs pelo MINSAL, Ministério da Saúde do Chile, em Santiago do Chile, em 2009.

Temos colaborado em programas e projetos educacionais da OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde.

 

O PAI-PAD, através de seu coordenador e colaboradores, participa nas disciplinas de graduação dos cursos de Medicina e Terapia Ocupacional da FMRP-USP, assim como nos treinamentos e estágios regulares de médicos residentes de Psiquiatria e de Psiquiatria da Infância e Adolescência, dos programas de residência do HC-FMRP-USP. Colaborou também para o treinamento de residentes do Programa de Residência Multiprofissional e tem oferecido apoio a outras áreas clínicas no treinamento de profissionais de enfermagem, aprimorandos e residentes do HC-FMRP-USP.

Os treinamentos são gratuitos para alunos da FMRP-USP e demais profissionais e estudantes do HC-FMRP-USP.

foto-UBS-VilaTiberio-TreinPAIPAD-29ago2003fO PAI-PAD vem oferecendo treinamentos desde 2002 (Veja foto acima, do primeiro treinamento piloto em EDIBs, na Unidade da Vila Tibério, Ribeirão Preto, SP). Os treinamentos modulares são compostos por aulas teóricas e dinâmicas de grupo com exercícios.

Veja a seguir, o mapa de municípios da RRAS-XIII da SES-SP que foram cobertos pelo PAI-PAD entre 2006 e 2015:

mapa-RRASXIII-2014