Eventos

O PAI-PAD organiza regularmente eventos científicos para o aprimoramento profissional e divulgação científica, assim como eventos comunitários destinados à mobilização dos profissionais de saúde e da população geral para a prevenção de problemas relacionados ao uso de álcool e drogas.

EVENTOS CIENTÍFICOS

Os eventos científicos organizados regularmente pelo PAI-PAD são os seguintes:

SIMPÓSIOS DE ATUALIZAÇÃO

Anualmente, o PAI-PAD organiza dois simpósios de atualização científica e aprimoramento profissional. Cada simpósio é organizado como uma atividade científica integrada a uma das duas “Semanas de Alerta” (ver abaixo) promovidas pelo PAI-PAD:

SIMPÓSIO DE ATUALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Este é um simpósio realizado conjuntamente com a Área de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. O simpósio se concentra sobre temas de saúde mental e psiquiatria da infância e adolescência de forma integrada a temas voltados para as repercussões de saúde mental do uso de álcool e drogas por crianças e adolescentes e pelas repercussões da exposição fetal a álcool e drogas ou ainda das repercussões da psicopatologia parental (incluindo uso abusivo e dependência de álcool e drogas pelos familiares e cuidadores da criança).

SIMPÓSIO DO PAI-PAD & MOSTRA DE TRABALHOS E AÇÕES NA ÁREA DE ÁLCOOL E DROGAS

O Simpósio do PAI-PAD é uma atividade que originalmente se destinava a apresentação dos trabalhos desenvolvidos regionalmente por ocasião das ações de prevenção da Semana de Alerta sobre o Uso de Álcool e Drogas. Gradualmente evoluiu para se tornar um evento científico, em que mantém seu papel original e é acrescido do valor acadêmico de um espaço de atualização e divulgação científica especializada na área de álcool e drogas, voltado tanto para questões clínicas quanto para questões de políticas públicas e intervenções comunitárias.

SEMINÁRIOS DE PESQUISA

Os seminários de pesquisa são seminários realizados em regime mensal, em que integrantes do Núcleo de Pesquisa em Psiquiatria Clínica e Psicopatologia/PAI-PAD (equipe técnica, alunos de pós-graduação, iniciação científica e colaboradores de pesquisa) apresentam relatos de seus projetos individuais. Os seminários também são utilizados para apresentação de trabalhos relevantes de pesquisadores convidados.

Veja o link da programação atual de Eventos Científicos!

 

EVENTOS COMUNITÁRIOS DE PREVENÇÃO

Os eventos comunitários de prevenção se destinam a mobilizar amplamente a rede do PAI-PAD, formada por profissionais treinados e interlocutores designados pelos municípios parceiros, com a finalidade de organizar ações e campanhas de prevenção, com ampla distribuição de materiais gráficos, folhetos, cartazes, banners e faixas, e realização de palestras públicas e outras ações de sensibilização. Os eventos comunitários de prevenção realizados regularmente pelo PAI-PAD são os seguintes:

SEMANA DE ALERTA SOBRE O USO DE ÁLCOOL E DROGAS

Desde 2002 o PAI-PAD vem realizando anualmente a SEMANA DE ALERTA SOBRE O USO DE ÁLCOOL E DROGAS. Inicialmente a Semana estava voltada exclusivamente ao alerta sobre o uso abusivo de álcool. Gradualmente, verificou-se a necessidade de ampliar o alcance da semana para a inclusão de outras droga e toda a gama de problemas associados ao uso de álcool e drogas.

A Semana acontece sempre no final do ano, próximo ao período de Festas Natalinas e de Ano Novo, quando também inicia o período de férias. Esse é um período marcado por comemorações e onde se identifica uma maior necessidade de atenção para os problemas decorrentes do uso de álcool e drogas, especialmente sobre seu impacto nos acidentes de trânsito, desempenho escolar, relações familiares e de trabalho, na saúde geral, e nos acidentes de trânsito e outros.

Veja a programação !

 

SEMANA DE ALERTA SOBRE A SÍNDROME FETAL DO ÁLCOOL

Desde 2010 estamos realizando também a SEMANA DE ALERTA SOBRE A SÍNDROME FETAL DO ÁLCOOL (incluindo também os problemas decorrentes da exposição fetal ao álcool e outras drogas).

A Semana da SFA acontece sempre no mês de Setembro, dentro da primeira quinzena do mês. Internacionalmente, o dia 09 de Setembro foi escolhido como o Dia Internacional de Alerta para os TEAF – Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal, que inclui a Síndrome Fetal do Álcool e outros problemas decorrentes da exposição fetal ao álcool.

Na cidade de Ribeirão Preto, através de uma ação em conjunto com a Câmara Municipal, por intermédio da Vereadora Gláucia Berenice, se obteve a aprovação de projeto de lei instaurando a Semana de Alerta sobre a SFA como parte do calendário oficial de Ribeirão Preto (aprovado em 01 de Junho de 2010). Em 2011, o mesmo foi alcançado na cidade próxima de Brodowski.

Verifique no link a seguir, a programação da Semana de Alerta da SFA!

2 pensamentos sobre “Eventos

  1. Pingback: V Semana de Alerta da Síndrome Fetal do Álcool – 01 a 06 de Setembro de 2014 |

  2. Pingback: Agência USP de Notícias » Síndrome Fetal do Álcool

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s