URGENTE! – PSIQUIATRIA INFANCIA E ADOLESCENCIA – HCRP – NOVA ABERTURA DE VAGAS – 2º PROCESSO SELETIVO PARA 2014

logo-pqia-paipadRESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

NOVA ABERTURA DE VAGAS – 2º PROCESSO SELETIVO PARA 2014

Período de Inscrição: 10 A 12 DE MARÇO DE 2014 através da Internet ( www.hcrp.usp.br , só com Internet Explorer)

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FMRP-USP) anuncia o oferecimento de quatro novas vagas com bolsas para o PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.

Atualmente o Programa de Residência Médica em PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (PRM-PQIA) do HC-FMRP-USP apresenta as seguintes características:

Duração do estágio: Doze meses (com início no mês de Março de cada ano)

Carga horária semanal: 40 h (incluindo horas de atividade clínica, acadêmica e de estudos; Não há plantões noturnos)

Número total de vagas credenciadas na CNRM: 06 vagas (Sendo 04 bolsas pelo Pró-Residência do Ministério da Saúde e 02 bolsas pela SES-SP).

Estrutura do Estágio: O estágio do PRM-PQIA compreende atividades clínicas supervisionadas em: – Ambulatório de Psiquiatria da Infância (até 13 anos incompletos), Ambulatório de Psiquiatria da Adolescência (13 a 18 anos), Ambulatório PQIA-AD (crianças e adolescentes com história de exposição intra-uterina a álcool e drogas), Unidades de Diagnóstico Psicológico, Ludoterapia, Grupoterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social e Atendimento de Famílias e Neuropsicologia (inclui ainda atividades de interconsulta a pacientes psiquiátricos menores de idade hospitalizados e consultoria/matriciamento a serviços comunitários e judiciais). Inclui ainda estágio em CAPSi (através de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto), dedicado a crianças e adolescentes com problemas relacionados ao uso de álcool e drogas. A partir do segundo semestre de 2014 deverão ser acrescentadas atividades supervisionadas, ambulatoriais e hospitalares, no HC-Criança (www.hccrianca.org.br).

Equipe: A equipe da PQIA é formada atualmente por médicos psiquiatras supervisores, psicólogos, terapeuta ocupacional, e assistente social. O serviço conta ainda com a participação de supervisores e docentes convidados através de cooperação com o PAI-PAD/FMRP (Programa de Ações Integradas para Prevenção e Atenção ao Uso de Álcool e Drogas: www.paipad.org) e de outros serviços do HC-FMRP-USP, como por exemplo, Pediatria, Genética, Neurologia, e Psicologia Clínica e de convidados externos que participam em nossos seminários e simpósio anual (FMUSP, UNICAMP, PUC-Campinas, etc.).

Aulas Teóricas e Reuniões Clínicas: Semanalmente há aulas teóricas dentro de um Curso de PQIA oferecido a médicos residentes e demais profissionais em programa de aprimoramento profissional na PQIA, além de reuniões clínicas para discussões de casos clínicos e tópicos clínicos vinculados ao seguimento de casos. Também são oferecidos horários de supervisões para atendimento de psicofarmacoterapia pediátrica, atendimento psicoterápico, familiar e grupal. Anualmente é realizado o Simpósio de Atualização em PQIA (com a participação de convidados palestrantes nacionais e estrangeiros).

Educação Continuada: A Divisão de Psiquiatria do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, ao qual o serviço de PQIA está vinculado oferece várias oportunidades de educação continuada em Saúde Mental ao longo do ano, com atividades abertas oferecidas a residentes, aprimorandos e pós-graduandos (Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da FMRP-USP – Nota 07 da CAPES). A participação em projetos de pesquisa é de caráter voluntário aos que desejarem formação adicional em pesquisa, através do Núcleo de Pesquisa NPCP/PAIPAD.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s