“Violência e Uso de Álcool”: tema central do Simpósio do PAI-PAD de 2013, teve palestrantes convidados e importante participação de municípios da RRAS-XIII

Dr. Maximiliano Loiola Ponte de Souza da FIOCRUZ

Dr. Maximiliano Loiola Ponte de Souza da FIOCRUZ durante o Simpósio do PAI-PAD

A 10ª edição da SEMANA DE ALERTA SOBRE USO DE ÁLCOOL E DROGAS do PAI-PAD teve o seu desfecho com a realização do Simpósio do PAI-PAD e II Mostra Macrorregional de Experiências em Prevenção e Atenção ao Uso de Álcool e Drogas, que aconteceram no dia 29 de novembro de 2013, no Espaço de Cultura e de Extensão Universitária – ECEU da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. O simpósio contou com uma palestra proferida pelo médico psiquiatra Edson Arthur Scherer do HC-FMRP-USP sobre “Uso abusivo de álcool e violência”. Edson Scherer é um dos líderes do Grupo de Estudos sobre Violência – GREIVI – da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto. O evento teve também o destaque de uma conferência com o pesquisador convidado Dr. Maximiliano Loiola, da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ – de Manaus, Amazonas, que teve como tema: “Juventude, uso de álcool e violência em um contexto indígena em transformação” com o  que, também, divulgou seu livro recém lançado “Processos de Alcoolização Indígena no Brasil: perspectivas plurais”. A II Mostra Macrorregional de Experiências em Prevenção e Atenção ao Uso de Álcool e Drogas aconteceu concomitantemente ao Simpósio do PAI-PAD, com participação e divulgação dos trabalhos de profissionais de saúde e equipes de municípios da RRAS-XIII (Rede Regional de Atenção a Saúde XIII). Os pôsteres ficaram expostos durante todo o evento. No final do evento, entre vários trabalhos de ótima qualidade, foram premiados os melhores trabalhos tal como classificados pela comissão avaliadora. O primeiro lugar ficou para o trabalho intitulado “Experiência de articulação da rede no município de Araraquara para prevenção e atenção ao uso de álcool”, do município de Araraquara. Recebeu menção honrosa pelo ineditismo da proposta o trabalho de São Carlos: “Grupo de educação para a saúde com adolescentes em uma Unidade de Saúde da Família: relato de experiência”. 

No Balanço geral da Semana de Alerta foram 16 os municípios envolvidos. DRS XIII: Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cajuru, Jaboticabal, Monte Alto Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Serra Azul, Serrana e Sertãozinho. DRS III: Araraquara, Porto Ferreira e São Carlos. DRS VIII: Orlândia e Sales Oliveira. No município de Ribeirão Preto 39 unidades de saúde receberam materiais do PAI-PAD para o “alerta” ser realizado junto a população atendida.

Exibição de Posteres da Mostra Macro Regional 2013

Roda de Conversa na USF Avelino Palma, em Ribeirão Preto, conduzida pelo Psicólogo Ildebrando de Souza, do PAI-PAD, durante a Semana de Alerta de 2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s