Semana de Alerta 2013 VIOLÊNCIA & ÁLCOOL

Durante a próxima semana, entre 25 e 29 de Novembro de 2013, ocorrerá a décima edição da “Semana de Alerta do PAI-PAD sobre o Uso de Álcool e Drogas”, feita em conjunto com vários municípios parceiros dentro da mesoregião de Ribeirão Preto, ou RRAS XIII.

Durante a próxima semana, entre 25 e 29 de Novembro de 2013, ocorrerá a décima edição da “Semana de Alerta do PAI-PAD sobre o Uso de Álcool e Drogas”, feita em conjunto com vários municípios parceiros dentro da mesoregião de Ribeirão Preto, ou RRAS XIII.

             A Semana de Alerta terá uma atividade inicial de abertura em Ribeirão Preto, com a realização de uma Mesa-Redonda sobre o tema: “Aspectos da violência associados ao uso abusivo de álcool”, no dia 25 de Novembro, com início às 14:00h no Auditório do CEAPS, no Hospital das Clínicas da FMRP-USP, Campus da USP, que terá como palestrantes, um representante do Grupo de Alcoólicos Anônimos de Ribeirão Preto, o médico legista Dr. Márcio Henrique Grade e a Diretora do SEAVIDAS, Serviço de Atendimento a Violência Doméstica e Agressão Sexual do HC-FMRP-USP. Ao longo da semana a equipe do PAI-PAD ficará na portaria do HC prestando orientações na parte da manhã e expondo trabalhos do programa. Na quarta-feira à tarde haverá no CEAPS-HC uma sessão de cinema sobre o tema, com comentários e debate coordenado pelo Dr. Cristiano Cardoso, psiquiatra do HC. A equipe do PAI-PAD também estará participando e colaborando com atividades dos municípios parceiros do PAI-PAD durante a semana, através de palestras e rodas de conversa em unidades de saúde.
Na sexta-feira, dia 29 de Novembro, a partir das 08:00, no ECEU – Espaço de Cultura e Extensão da FMRP-USP, na Avenida Nove de Julho 980, em Ribeirão Preto, ocorrerá o Simpósio do PAI-PAD e Mostra Macrorregional de Experiências na Atenção e Prevenção a Álcool e Drogas, que terá o conferencista convidado, Dr. Maximiliano Ponte, chefe do Laboratório de de Estudos Interdisciplinares sobre Saúde Indígena e Populações Vulneráveis da FIOCRUZ-Amazonas, que proferirá conferência sobre o tema: “Juventude, uso de álcool e violência em um contexto indígena em transformação”, e que também estará apresentando e autografando seu livro recém-lançado “Processos de Alcoolização Indígena no Brasil: perspectivas plurais”. No simpósio teremos também mesas-redondas pela manhã e à tarde, com a participação de representantes de órgãos de saúde pública do estado e de municípios que compõem a RRAS XIII – Rede Regional de Atenção a Saúde XIII (Regiões de Ribeirão Preto, Araraquara, Barretos e Franca). Teremos a grata participação do Grupo GREIVI – Grupo de Estudos sobre Violência da Escola de Enfermagem da USP-RP, com uma apresentação sobre “Violência Doméstica e Álcool” em uma das mesas. Os membros da equipe do PAI-PAD que exercem atividade de coordenação de atividades regionais nas regiões de Ribeirão Preto, Araraquara, Barretos e Franca também estarão apresentando dados colhidos pelo PAI-PAD sobre a situação de violência e uso de álcool naquelas regiões.
Todas as atividades são abertas ao público geral e profissionais e estudantes das áreas da saúde e são gratuitas. As inscrições podem ser feitas no local ou através dos telefones (16) 3602-2727 ou 3904-9474.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s