A doutoranda em Saúde Mental Larissa Horta Esper e a psicóloga Joseane de Souza, Phd, apresentaram trabalhos competentes ao grupo GESTA-INTERBREV no 5º World Congress on Women’s Mental Health (5º Congresso Nacional de Saúde Mental da Mulher), que aconteceu entre os dias 04 e 07 de Março, na cidade de Lima, no Peru. Os trabalhos apresentados foram Psychosocial Characteristcs of Brazilian Pregnant Sample With Risk Comsumption of Alcohol (Caracteristicas Psicosociais em Amostra de Gestantes Brasileiras com Consumo de Risco de Álcool) e Alcohol Comsumption During Pregnancy and Brief Intervention (Consumo de Álcool Durante a Gravidez e Intervenção Breve).
O objetivo principal dos estudos foi demonstrar as características peculiares da gestante cujo consumo de álcool é considerado de alto risco e avaliar a eficácia de um protocolo de intervenções breves específico para esta população.A metodologia do trabalho foi descritiva e observacional, foram realizadas entrevistas para aplicação de questionário. Foram obtidos dados sociodemográficos, história de saúde materna gestacional, avaliação de saúde mental, rastreamento do uso de álcool e drogas, entre outros. Os resultados obtidos são precisos e altamente úteis para tratamento, educação e promoção da saúde pública.
O Grupo GESTA-INTERBREV
O Grupo GESTA-INTERBREV faz parte do NPCP/PAI-PAD (Núcleo de Pesquisa em Psiquiatria Clínica e Psicopatologia/PAI-PAD) e desenvolve estudos que avaliam o consumo de álcool e outras drogas na gestação, estratégias de intervenção breve específicas para mulheres e gestantes, identificação de prejuízos do álcool no desenvolvimento da criança, avaliação de fatores psicossociais associados ao uso de álcool e outras drogas na gestação e diagnóstico de exposição fetal através de biomarcadores.